O conceito por detrás da moeda livre, através de pesquisa privada, veio do uso das próprias sementes como moeda de troca, no qual quem as detinha podia plantá-las (criando um dividendo extra a quem as atirasse à terra e germinasse centenas de outras), ou conservando-as por determinado período e depois trocando-as quando achasse de bem.
O paradigma de criação de moeda em forma digital foi proposto por Stéphane Laborde, matemático francês, em 2010, através da Teoria Relativa da Moeda. Desenvolveu um modelo matemático que garante que a criação de moeda beneficie em igual medida a todos quer no presente, quer no futuro. Trata-se de uma moeda centrada no homem, que gera abundância e desincentiva atitudes predatórias ou especulativas. Aberta a todos de forma incondicional, a Moeda Livre é co-criada por cada membro, em partes iguais e sem juros, através de um Dividendo Universal diário. Este dividendo representa um rendimento regular e equitativo para cada membro, dentro da Rede de Confiança das Junas.
Em 8 de Março de 2017, com 59 membros fundadores, surgiu em França a Ğ1 – "June" em português "Juna", uma moeda digital que aplica os princípios da moeda livre e utiliza a tecnologia blockchain descentralizada para oferecer o máximo de segurança. A Ğ1 expandiu-se já para a Bélgica, Espanha, Canadá e outros países de forma orgânica, através de um modelo inovador – a Rede de Confiança – segundo o qual a construção de comunidade vem antes da criação de moeda.
Em Portugal, finalmente, em 12 de Outubro de 2020, no Festival Umundu Lx 2020, apareceu o conceito numa videoconferência dada por Cristina Coutinho, kapis - Ivan Garcia e Sylvie Duran, podem ter acesso aqui.
Para a Madeira surgiu mais tarde, em meados de Novembro de 2022 quando Jorge da Casa de Malheiro da Confederação Lusitana e um dos fundador da Nova Medicina Germânica, em Portugal, aborda o nosso madeirense Carlos da Casa de Neto para as Junas: ser a moeda com poder de liberar da escravidão muitos escravos. Os sinos ecoavam por dias e então dá-se o processo de como uma flecha, resgatar o seu membro da Rede de Confiança de Junas.
E como a "A sorte protege os audazes", Carlos promove um almoço em Cascais, no Green Affair, a 4 de Fevereiro de 2023, tentando convidar o máximo de membros e Super-membros, e consegue a Sandra Heleno e a Cristina Coutinho, - que amores de Mulheres - )). Mas antes mesmo de embarcar, é certificado por um casal francês Henry (Super-membro) & Corine que vem à Madeira de férias e requisita os seus serviços como guia de montanha, com as outras 3 certificações que tinha ( Jorge Malheiro, Elizabete Martins e Miguel Lopes) a 3 de Maio.
A 18 de Abril, Carlos abre o primeiro Nó de Portugal (g1.madeirawonders.com), e começa a receber pequenos dividendos extra a cada dois dias. No final do mês, Carlos foca-se em adquirir Super-membro, fazendo os seus cálculos, foca a sua atenção na Top 1 da Rede de Confiança das Junas, Claire Gason: a 4 de Maio faz o primeiro contacto, e como anteriormente planeado vai de avião para França, dirigindo um carro com todos os seus descendentes, por 4 horas e meia, desde o Aeroporto de Paris Beauvais até Verviers na Bélgica, encontra-se com ela e mais duas queridas Mulheres (Gillette e Basilous), e sem pedir foi-lhe dado a preciosa certificação que lhe colocou a qualidade de certificação a de 68% a 90,68%... BUMMMM!!!
O resto da história já todos sabeis... chocapic, Chocapic, chocapiccCC para todos os madeirenses que anseiam por partilhar seus bens e serviços com outros com a mesma necessidade de distribuir Abundância.
E final feliz para todos! ))
Mercado
Os mercadinhos na ilha da Madeira sempre existiram, quer em forma de troca directa, de bens e serviços, ou usando moeda de troca (insulana, escudo, euro e agora também junas).
De momento, existem alguns mercados que até funcionam como trocas de bens entre os respectivos intervenientes, que só necessitam de uma moeda de troca para facilitar as próprias trocas de bens comuns entre os comerciantes. Se muitos deles tiverem o mesmo produto fica difícil trocar por um produto que não necessitam, usando a moeda de troca fica fácil para no futuro trocar por um outro bem.
Então o primeiro estágio está no assimilar o valor ou crença de uma moeda de troca sem ser uma moeda de dívida como é o caso do euro, essa alternativa é possível com as Junas.
Existem, por outro lado, já mercados a funcionar a 100% em Junas (Ğ1) com variadíssimos produtos e serviços, principalmente em França e Espanha.
Pouco a pouco as coisas caminham nesse sentido em Portugal, mas com crescimento inicial muito mais rápido que os anteriores países, porque nós portugueses só avançamos quando temos provas que funciona... mas quando temos essas provas ... ui... ninguém nos pára! ))
Próximos Mercados em agenda acontecem a: 24 de Fevereiro, 16 de Março, 20 de Abril,...
Duniter
O Duniter é um software livre desenvolvido por programadores que contribuem para a comunidade da moeda livre Junas Ğ1.
O contributo de Stéphane Laborde com a Teoria Relativa da Moeda e depois os programadores que através de blockchain descentralizado (entre vários Nós) conseguiram materializar as necessidades de muitos formando uma base de um software à medida de todos os Junistas.
Através do Duniter seguiram-se alguns Clientes (serviços) que conseguiram fazer a ponte entre o software e os usuários Junistas tais como o famoso Cesium, o Ginkgo (como aplicação de telemóvel) e o SuperBot (pelo telegram).
Na Madeira, conseguiu-se fazer uma cópia do próprio Cesium usando o servidor da Madeira Wonders em cesium.madeirawonders.com, onde se pode usar qualquer browser, de qualquer dispositivo.
É necessário referir-se que os nós têm que ser verificados se estão sincronizados antes dos usuários poderem fazer as suas interações, quer sejam transferências, mensagens, certificações, gostos, etc.
Para o Nó do Duniter temos o verificador aqui e para o Nó do Cesium Plus temos aqui.
Casas & Selos
O poder das Casas, seus carimbos e selos, foram com o passar do tempo retirados de circulação, seja por endoutrinamento, desresponsabilização, escravatura ou simples lavagem cerebral de novas gerações (periodo entre 10 a 15 anos), as Casas foram esquecidas da memória e dos registos da história que nos define até os dias de hoje.
Ter uma Casa, um escudo, um brazão, um grande selo... são coisas que está acesso a quem procura, mas nem todos a querem resgatar pois dela implica o ter honra e responsabilidade pelas suas acção, o criar, trocar ou prover o que necessita e ter a capacidade de tratar de seus assuntos sem ter que delegar essa responsabilidade a outrém. Delegar a sua responsabilidade a alguém é um acto de violência que cria violência em retorno para as suas próprias vidas.
Assim sendo, como co-criadores, temos a oportunidade de criar e cunhar a nossa própria moeda, moeda esta que deveria ser livre de quaisquer jurisdições e ligada à própria energia do ser vivo.
As Junas (Ğ1) possibilitam isso mesmo, após tornarmo-nos membros da Rede de Confiança, adquirimos o dividendo universal que é co-criado pelo membro porque ele está energeticamente vivo. Todos os anos é reavaliado o seu estado de membro, e passados o máximo de 2 anos de inactividade, se não der sinais de vida, o Dividendo Universal deixa de criar em sua conta.
Através da sua conta activa pode também criar dividendos extra aquando trocas de bens e serviços ou outros acordos entre partes envolvidas, que aumenta ou diminui o valor existente em sua conta.
O Ğ1 Moeda Livre Madeira® tira partido dos soberanos que resgatam as suas Casas e criam seus selos e engloba também aqueles que, ou por necessidade ou por opção, recorrem os seus serviços para cunhar a sua moeda.
Cada Casa terá a responsabilidade de emitir SOMENTE até o valor que detém em sua posse em sua conta ou contas assim por eles definidas ( e com acesso às mesmas).
Mensalmente será contabilizado o montante de dívida criado em moeda-papel de cada Casa e se esse valor for superior ao valor de sua conta ou contas, de imediato, entra em desonra e o seu selo perde todo o valor até que a sua situação seja reparada. Durante este período é comunicado a todas as outras Casas e à Ğ1 Moeda Livre Madeira® que todas as interações/transferências com a respectiva Casa só é feita através plataforma, e qualquer moeda-papel emitida por essa Casa deixa de ter qualquer valor até que recupere a sua Honra.
Até este dia de 22 de Janeiro de 2024 os grandes Selos das Casas e da Ğ1 Moeda Livre Madeira® válidos são:
Casa de Neto
30,411.39 Ğ1
Carlos - devihope: 19,176.48 Ğ1
Olga - OlgaO: 3,440.75 Ğ1
Arina: 2,658.92 Ğ1
Maksim: 2,681.56 Ğ1
Katya: 2,453.68 Ğ1
Roberto da Casa de Abreu
2,415.16 Ğ1
LightWorker: 2,415.16 Ğ1
João da Casa de Gouveia
2,472.16 Ğ1
gouveiajoao: 2,472.16 Ğ1
Ğ1 Moeda Livre Madeira®
1,713.64 Ğ1 + 2,284.60 Ğ1
Ajuda
Para se ser membro Junista, temos que:
* pelo menos um mínimo de 5 membros devem certificar-nos e, com estas 5 certificações, devemos alcançar um mínimo de 80% de distância dos membros de referência da rede em 5 etapas. Isto significa que todos eles têm de estar 80% ligados a todos os membros referenciadores da Rede de Confiança das Juntas em 5 etapas. Um membro referente tem de ter (neste momento) 7 certificações dadas e 7 certificações recebidas.
* criar uma SÓ conta-membro na Rede de Confiança das Junas.
* ter guardado, em local seguro, a frase-password, a contra-senha e o ficheiro de revogação (que é usado para desabilitar a produção de Junas na sua conta).
* ter feito pelo menos uma transferência, mesmo que seja de 1 Ğ1.
Como conectar com a plataforma Cesium:
Como criar uma conta, membro ou carteira:
Como fazer transferências entre contas:
Como certificar ou devolver certificações:
Podemos ter mais informação detalhada sobre a Rede de Confiança das Junas (Ğ1) em português aqui.